quinta-feira, 10 de março de 2011

Esquema

   O QUE É LER
  • Ler é, numa primeira instâcia, possuir elementos de combate à alienação e ignorância.
  • Sabemos que o acesso à escrita (ao livro ) em nossa sociedade aparece como um privilégio de classe, comprovado historicamente.
  • A presença de leitores criticos sem dúvida incomodaria bastante a politica da ignorância e da alienação.
  • Temos que considerar ainda que estamos vivendo numa sociedade letrada. Isto quer dizer que os veículos escritos são necessários a própria sobrevivência e atualização dos homens nesse tipo de sociedade.
  • Verifiquem que estou tentando conceber a leitura a partir de considerações sociais e em funções das contradições presentes na realidade brasileira.
  • A leitura crítica é condição para a verdadeira ação cultural que deve ser implementada nas escolas [ e nas blibiotecas].
  • O ato crítico de ler aparece como uma constelação de atos da consciência do leitor, que são acionados durante o ENCONTRO significativo desse leitor com uma mensagem escrita.
  • A constatação do significado de um documento escrito nada mas é do que uma comprensão primeira dos conteúdos pretendidos.
  • Através dos atos de decodificar e refletir (implícitos na constatação e cotejo/reflexão), novos horizontes se abrem para o leitor, pois ele inevitavelmente experiencia outras alternativas de ser e existir em sociedade.
  • Caracterizar a práxis da leitura em termos do complexo ``CONSTATAÇÃO, REFLEXÃO e TRANSFORMAÇÃO´´ por parte do leitor.
  • A leitura, se efetuada dentro de moldes críticos, sempre leva à produção ou construção de um texto: o texto do próprio leitor.

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