domingo, 11 de setembro de 2011

Pesquisadores brasileiros descobrem uma das causas da leucemia

Estudo revela que a proteína IL7R defeituosa leva à proliferação descontrolada das células na leucemia linfoide aguda T.

  Um artigo divulgado pela revista Nature Genetics, no início de setembro, descreve pela primeira vez uma mutação ativadora na proteína IL7R (Receptor da Interleucina 7) causadora da leucemia. Após cinco anos de estudo, a pesquisa que envolve autores brasileiros revela que a proteína IL7R defeituosa leva à proliferação descontrolada das células na leucemia linfoide aguda T (LLA-T). Foram estudados 201 pacientes com leucemia linfoide aguda T, sendo 68 provenientes do Centro Infantil Boldrini, de Campinas.
  Os pesquisadores chegaram a conclusão que 10% dos pacientes com leucemia linfoide aguda T possuem a mutação IL7R. Esta descoberta é fruto da tese de doutorado de Priscila Pini Zenatti, pesquisadora do Boldrini e aluna da Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. Ela contribui para a identificação e a compreensão de um novo mecanismo, responsável pelo surgimento da leucemia infantil; em curto prazo, essa mutação poderá ser usada como um novo alvo para o desenvolvimento de drogas específicas para o tratamento da leucemia infantil.

2 comentários:

  1. cara, meu intuito não é criticar o seu blog
    até pq acho belíssimo a sua atitulde de divulgar informações relacionadas a saúde...
    mas, eu não sou da área de saúde e não entendi bulhufas do que você disse, e não porque eu sou burra, mas porque você usou termos essencialmente técnicos, seria mais interessante você usar uma linguagem mais popular e mais esclarecedora voltada para o seu público
    no mais, eu não tenho nada a falar, seu blog está ótimo.


    [b]quer ganhar um seguidor?
    me segue, que eu te sigo!
    http://www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa não é bem minha área, mas achei muito interessante o artigo. Tenho uma amiga que teve leucemia e faleceu há uns 3 ou 4 anos... foi muito sofrimento pra família e amigos; então quando lemos sobre esses "achados" traz um certo conforto. É bom, porque ajudará outras pessoas... abraço!

    ResponderExcluir