sábado, 16 de julho de 2011

Descoberto novo mecanismo que abre caminho para infecção por bactérias PARTE 2

Estas proteínas alteram processos de comunicação existentes no interior das células em que um sinal externo, como um hormônio, desencadeia uma cascata de modificações ligeiras nas proteínas que eventualmente se transformam em um gene que muda o comportamento da célula.
"Patógenos são bem sucedidos porque sabem como a informação em nossas células é retransmitida e amplificam alguns sinais e bloqueiam outros a fim de escapar do sistema imune e impedir a célula de se defender. Apesar de nossa compreensão desta ação, não sabemos muito sobre como as proteínas entregues pela bactéria conseguem isso - como eles funcionam. Desta vez fomos capazes de identificar uma enzima e ver como ela interrompe e manipula uma via específica de sinalização, a fim de criar um ambiente melhor para si", explicou Luo.
A via de sinalização envolve uma nova forma de modificação de proteína chamada AMPylation para retransmitir instruções para mudar o comportamento das células e é, aparentemente, usada por quase todos os organismos.
A enzima bacteriana descoberta pela equipe de pesquisa, chamada Sidd, inverte ou interrompe o processo de AMPylation.
"Não tinha sabido antes se o processo de sinalização de AMPylation era reversível ou se era regulado por enzimas específicas. Agora temos um quadro mais completo que nos permita usá-lo como uma ferramenta científica para saber mais sobre os complexos processos celulares. Ao ser capaz de transformar a sinalização dentro e fora, podemos controlar as diferentes atividades e detectar mecanismos que não veríamos sob condições fisiológicas normais", esclarece Luo.
A bactéria afeta as funções da célula hospedeira de maneira diferente durante as diferentes fases do processo de infecção, entrando em vias de sinalização para ligar e desligar certas atividades celulares naturais. A Sidd interrompe o processo de AMPylation quatro horas após o início da infecção, a fim de reverter uma modificação anterior que seria prejudicial para a célula se deixada no local.
De acordo com os pesquisadores, uma investigação mais aprofundada da estrutura e da função da enzima Sidd é necessária para melhor compreender o seu papel no processo de infecção e seu envolvimento em outros processos celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário