sábado, 16 de julho de 2011

Descoberto novo mecanismo que abre caminho para infecção por bactérias

Biólogos da Purdue University, nos Estados Unidos, identificaram uma nova maneira pela qual as bactérias sequestram as células saudáveis durante uma infecção. A descoberta pode fornecer novo alvos para o desenvolvimento de antibióticos.
A equipe de pesquisa, liderada por Zhao Qing-Luo, descobriu uma nova enzima usada pela bactéria Legionella pneumophila - que causa a doença do Legionário - para controlar a célula hospedeira, a fim de fixar residência.
"A doença do Legionário é uma forma grave de pneumonia, e esta descoberta pode levar à concepção de uma nova terapia que salva vidas. Ao mesmo tempo, ela também fornece grande compreensão sobre um mecanismo geral de ambas as infecções bacterianas e eventos de sinalização celular em organismos superiores, incluindo os seres humanos", disse Luo.
Uma infecção bem sucedida por Legionella pneumophila exige a entrega de centenas de proteínas em células do hospedeiro que alteram várias funções para transformar o ambiente naturalmente hostil em um ambiente ideal para replicação bacteriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário