quarta-feira, 8 de junho de 2011

Novo método identifica vírus da dengue na saliva

Por: RENNAN
Fonte: A Tarde / BA

Um novo método para diagnosticar a dengue evita a retirada de sangue para exame laboratorial e acelera o diagnóstico, detectandoovírusna saliva. A técnica vem sendo testada na rede pública de saúde de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
 O avanço resulta do trabalho de pesquisadores da USP, que descobriram novo uso para um equipamento importado que faz diagnóstico da nova gripe. Ele identifica o vírus influenza A (H1N1) na saliva,sangueouurinaemostra na tela do computador a carga da infecção. Mas também funciona perfeitamente no diagnóstico da dengue, só com saliva. "Acreditamos que, em breve, já poderá ser implementado caso o sistema de saúde requeira nossos serviços", estima Hugo de Aquino, professor da USP.
Anticorpos Quando um mosquito pica uma pessoa, o vírus entra na AFP PHOTO Equipamento é o mesmo usado no diagnóstico da gripe A corrente sanguínea, busca uma célula, se multiplica e rapidamente se espalha pelo corpo. Mas a ação dos anticorpos só vai ocorrer entre o sete e dez dias depois de a pessoa ficar doente. O exame mais comum para o diagnóstico da dengue precisa de uma amostra de sangue para ser analisada em laboratório.
 Oresultadopodedemoraraté dez dias. "Antes disso, a produção vai ser muito baixa, oteste não vai detectar e pode dar um resultado falso negativo", explica a bioquímica Regina Camossato. No método novo, o vírus é identificado na saliva e não é preciso esperar pela reação dos anticorpos no sangue.
SITIE: http://www.crf-mt.org.br/materias.php?subcategoriaId=4&id=1451

Nenhum comentário:

Postar um comentário